segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Vacinação e Consultas Pediátricas

Vacinação e Consultas Pediátricas



Boa Tarde meninas (os) !!!!
Tudo bem com vocês ??? Como foi o feriado de vocês ??? Espero que tenha sido bom !!!!
Vamos entrar num assunto agora que assombra várias mamães... A Vacinação ! É aquele famoso "mal" necessário. 
Desde que nossos (as) pequenos nascem, devem tomar vários tipos de vacinas, e todas elas são extremamente importantes !
Ao nascer eles tomam a BCG e a 1º dose da Hepatite B. 
Vou contar como lido com isso. 
As 2 primeiras vacinas que citei acima, nem vi quando ele tomou, pois já me entregaram ele vacinado, então não vi como foi. 
A primeira vez que fomos levá-lo para vacinar, me deu uma dó dele, e meu coração ficou apertadinho, mas isso tudo é bobeira ! Não estamos maltratando nosso filho, na verdade estamos cuidando da saúde dele ! 
Bom, sempre vem as recomendações básicas após as aplicações. "Faça compressa de água fria", "Faça compressa de água quente"... etc.
Na primeira vez, eu não tinha muita experiência, aliás, nenhuma, daí o Thom sentiu dores algumas horas depois, mesmo eu fazendo as compressas. Daí recebi o conselho de uma amiga, que me informou que assim que vacina o filho, já dá Dipirona/Paracetamol (depende do que o pediatra do seu filho indicar), assim evita que ele tenha febres e dores. A partir daí, todo mês que levo meu filho para vacinar, antes de sair de casa meço a temperatura dele, após a aplicação, meço novamente e já dou Dipirona (A quantidade é equivalente ao peso do bebê, por exemplo, 5 kg = 5 gotas). Mas é extramente importante que antes de medicar o seu filho, deve-se antes consultar o pediatra. Sempre !
Os bebês choram e sentem dor na hora da aplicação, devido a picada, eles irão chorar, mas isso é normal ! É importante demais que o bebê se sinta seguro e confortável. 
Falando em pediatra, até o bebê completar 1 ano, é imprescindível que o bebê seja levado à consulta pediátrica todos os meses. Assim você terá orientação médica em todas as etapas, além de poder acompanhar o desenvolvimento e crescimento do bebê. 
Vou anexar para vocês a tabela de vacinações. Não bobeiem hein ?!?! Não pode atrasar as datas de vacinações. 



Dicas para realizar uma vacinação tranquila 

- Acompanhe a tabela de vacinação e não perca as datas
- Não tem dinheiro para vacinar ? Não tem problema, todo posto de saúde aplicam essas vacinas gratuitamente. Sendo assim, localize um posto de confiança em seu bairro e vacine seu filho (a). 
- Ao entrar na sala de vacinação, brinque com seu bebê e lhe passe segurança, é importante que a criança sinta isso e sinta que isso não é ruim, apesar da dorzinha da picada.
- Não delegue esta função à ninguém ! A mãe deve acalentar o bebê durante a vacinação, além de ajudar a enfermeira à segurá-los. Se for delegar isso à alguém, que seja ao pai. 
- Faça as compressas corretamente. Eu optei por fazer compressa quente, pois acalenta o bebê. 
- Só dê Dipirona/Paracetamol se o pediatra permitir. Do contrário, não medique seu filho. Mas vale a pena conversar com o pediatra e dar o medicamento, assim o bebê não sofre com dor e não terá febre.

Bom, por hoje é isso meninas (os) !

Não esqueçam de deixar um comentário aqui para mim !!!
Assim saberei se estão gostando ou não !!!! 

Um comentário:

  1. Como está tudo diferente por aqui !!!

    Está ficando lindo amiga .. parabéns mais uma vez por essa iniciativa, por partilhar suas experiências com outras mamães e futuras mamães :)

    Bjinho

    ResponderExcluir